Estudar, conhecer os costumes e as tradições dos povos e sua origem, é uma forma de preservarmos a sua verdadeira essência e também de respeitar e ser fiel à arte,cultura e tradições de uma outra nação. Além de imprimir e enriquecer em nossa dança algo mais que conhecimento técnico. A Dança do Ventre é uma arte milenar e deve ser amada e respeitada por quem a pratica e, principalmente, por aqueles que têm a responsabilidade de ensiná-la.

Av Tamandaré 2515, Galeria Delta - Sala 11. - S.do Livramento, RS  Fone: (55) 9101-0366 - (55) 9681-5307  
e-mail: estudiodedancaeatelie@hotmail.com

terça-feira, 1 de março de 2011

Costumes - alimentação árabe.







Os hábitos alimentares dos mulçumanos são restritos pelas leis do Alcorão: a bebida alcoólica não é permitida, assim como a carne de porco pois ele é um considerado um animal impuro. Desta forma o consumo de carne de carneiro é predominante entre eles.




Durante as comemorações religiosas, como o Ramadã, o jejum é rigoroso e até mais longo do que o dos judeus. Não se pode comer e beber durante o dia. As refeições noturnas, então, são um banquete. Já os árabes cristãos seguem hábitos alimentares ocidentais, sem restrições.
Entre os árabes é costume se servirem de um café da manhã farto, que inclui pão com ovos, frutos e vegetais frescos, mel, nozes ou iogurte.
As refeições são verdadeiros rituais, demoram-se a mesa, que apresenta uma grande variedade de pratos servidos em pequenas porções. São os mezzés, ou antepastos árabes, sempre acompanhados de pão pita e áraque, bebida típica à base de anis. Em seguida vem os doces e por fim café árabe ou chá preto com hortelã.



Adoram receber, em todos os lares enquanto a mesa estiver posta, as portas das casas permanecem abertas. Todos que chegam são convidados a se sentar. Segundo a tradição a mesa deve conter ao menos o dobro da quantidade de iguarias suficientes para alimentar os convidados. Esses, por sua vez, devem comer mais do que o habitual para demonstrar satisfação e agradecer a hospitalidade.

A região do oriente médio foi o berço a civilização, os grandes impérios que dominaram essa região, o persa (539-331 a.C.), o árabe (630-1258) e o otomano (1281-1918), foram responsáveis pela formação da cultura árabe, e isso se reflete também na culinária e nos hábitos alimentares, as primeiras tradições culinárias nasceram ali, há mais de 12 mil anos.Entre os rios Tigre e o Eufrates, no atual Iraque, os homens passaram a cultivar trigo, cevada, pistache, nozes, romãs e figos que floresciam ao lado dos rebanhos de carneiro e de cabras. Pela primeira vez misturaram ingredientes diferentes e fizeram o pão, que nasceu chato e redondo. Em um período posterior, entre os anos 3000 a.C. e 300 a.C, quando os fenícios povoaram a região do Líbano, surgiu o hábito de cobrir o pão com carne e cebola. Nascia a esfiha. Por volta de 500 a.C., os persas, antigos habitantes do Irã, trouxeram ingredientes mais complexos, como arroz, pato, amêndoas e frutos frescos, e muitas especiarias: cominho, cardamomo, coentro, feno-grego, cúrcuma e gengibre. Os sultões do Império Otomano acrescentaram as massas ensopadas com mel e recheadas com nozes e amêndoas moídas, bem como o café forte e adoçado. Carne de carneiro assada ou frita na manteiga ou no óleo era bastante apreciado nos palácios, assim como os miúdos macerados e mergulhados em uma mistura de leite azedo e especiarias.
Com o fim das invasões, as diversas culinárias da região mesclaram-se em uma cozinha que cultivou respeito por suas tradições.
Publicação: Tenda Árabe - Comunidade árabe-brasileira.

24 comentários:

  1. Muito bom merece um 10

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. nossa odorei ficou otimo meu trabalho ficou show por causa de vc sandra albeche valeu espero que eu tire boa nota agora é so torcer né bjs adoro seu site

    ResponderExcluir
  4. uauuu...valeu mesmo....amei! muito obrigada, me ajudasse pra caramba.....muito grata....bjo...obrigadíssimo de novo! parabéns

    ResponderExcluir
  5. Me ajudou bastante em um trabalho,muito legal!!

    ResponderExcluir
  6. obg me ajudou numa tarefa de habitos alimentares dos arebes amei o site e adorei o seu perfil e oq vc disse sobre melhorar o mundo amei mt qeria q vc fosse minha professora :D :3

    ResponderExcluir
  7. pox eu queria so os nomes das comidas mas consegui ate mas

    ResponderExcluir
  8. Perfeito ,me ajudou muito em minha pesquisa

    ResponderExcluir
  9. nossa maravilhoso,eu tirei um 101 adorei em PARABENS.

    ResponderExcluir
  10. parabéns! me ajudou na lição de casa!! rsrs obg mesmo....

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, adorei todas essas informações, sou apaixonada pela cultura árabe!!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, adorei todas essas informações, sou apaixonada pela cultura árabe!!!

    ResponderExcluir
  13. "Grito"

    Me ajudou muito! Usei como pesquisa de história! Amei! Tirei 10 ❤

    ResponderExcluir
  14. oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  15. Muito bacana, informações diversificadas e bem completas, me ajudou bastante na pesquisa, obrigado Sandra.

    ResponderExcluir
  16. Me sinto em casa meu dia dia é bem parecido.♥

    ResponderExcluir
  17. O que eles fazem antes de comer "rituais,oracoes"

    ResponderExcluir